Em meio à pandemia de covid-19, as compras online evoluíram de uma preferência para uma necessidade, impulsionando o WhatsApp como um protagonista nos setores de vendas. Segundo a pesquisa Panorama de Vendas, o WhatsApp tornou-se o principal canal de comunicação para 86% dos vendedores no Brasil, refletindo a realidade do isolamento social.
WhatsApp: O canal de vendas essencial
A segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas revela que o WhatsApp está inserido em 99% dos celulares no país. Com mais de 60% das empresas que utilizam a ferramenta em suas estratégias de vendas, o WhatsApp se destaca no atendimento comercial (72%), fechamento de vendas e pós-venda (55%).
De acordo com o levantamento da RD Station, o varejo liderou o uso frequente do WhatsApp (74%), seguido pelo mercado imobiliário (70%), saúde e estética (67%), e software e nuvem (40%). O WhatsApp, eleito o terceiro canal mais utilizado em 2022 e mantendo a posição em 2023, mostra-se uma ferramenta poderosa para divulgação de produtos e serviços, ficando apenas atrás das redes sociais e mídia paga.
WhatsApp nas empresas de menor porte:
Os dados revelam uma transparência direta entre o porte da empresa e a adoção do WhatsApp. Entre as empresas de pequeno porte, 66% fazem uso da plataforma, enquanto, quando o marketing é composto por uma única pessoa, 71% dos entrevistados indicam o uso frequente. Para Microempreendedores Individuais (MEIs), o índice é ainda maior, atingindo 78%.
A popularidade do WhatsApp entre as pequenas empresas é atribuída ao seu baixo custo, facilidade de uso e acessibilidade no atendimento ao cliente, marketing e vendas.
Uma série de recursos para comunicação com clientes, a facilidade de integração da API com outras ferramentas para automação e a eficiência destacam-se como motivadores dessa escolha. Em empresas com tempos de marketing mais enxutos, o WhatsApp se torna fundamental para relacionamentos estreitos com os clientes.
Dicas práticas para venda pelo WhatsApp
- Respostas rápidas: Esteja pronto para responder às consultas dos clientes de forma rápida e eficiente, criando um atendimento personalizado.
- Conteúdo visual atraente: Utilize imagens e vídeos de alta qualidade para destacar seus produtos.
- Crie promoções exclusivas: Anuncie promoções especiais para a plataforma, incentivando a compra.
Importância de uma logística estruturada
A logística desempenha um papel crucial na satisfação do cliente. Entregas rápidas são um diferencial competitivo. É aqui que a Levoo entra em cena com suas soluções eficientes.
Com o Levoo Ship, suas lojas físicas tornam-se centros de distribuição, permitindo entregas até no mesmo dia em diversas regiões. Nesse serviço, o cliente faz uma compra online, você solicita por meio da Levoo o entregador mais próximo e o produto é retirado na loja mais próxima e entregue ao cliente.
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