Blog

Como melhorar a logística do seu e-commerce

Cada vez mais o consumo por meio da internet tem aumentado, mostrando o quão poderosa ela se tornou e para garantir a qualidade do que é vendido e entregue é necessário ter uma logística online, para não se perder no meio do caminho.
Segundo uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, cerca de 74% das pessoas preferem fazer suas compras pela internet do que em lojas físicas, isso só prova como os e-commerces vem crescendo drasticamente no meio digital.
No entanto, só vender não é o bastante, é necessário organização e sinceridade com você mesmo, sua equipe e principalmente seus clientes.
Por isso, preparamos este artigo com dicas eficazes para te auxiliar na logística do seu e-commerce e tornar a rotina da sua equipe um pouco mais prática.

O que é logística?

Muitas pessoas pensam que a área de logística é um bicho de sete cabeças e que ela não é necessária para um e-commerce, e é justamente aqui que muitos empresários já cometem um grande erro.
O conceito de logística nada mais é do que o processo de organização e planejamento do transporte e armazenamento dos produtos ou serviços prestados por uma determinada empresa.
Portanto, se você possui uma empresa de moldes de plástico, é necessário ter uma logística muito bem feita para que nada dê errado na hora de transportar, armazenar e entregar este produto aos seus clientes.
A logística é uma área extremamente importante em qualquer tipo de negócio, afinal de contas é ela quem permite uma melhor organização de tudo que está entrando e saindo da empresa.

O que é um e-commerce?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito de logística, vamos falar sobre um dos protagonistas deste artigo, o e-commerce.
Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre esse termo, mas com certeza já deve ter se deparado com um deles pelas redes sociais.
Um e-commerce nada mais é do que uma loja criada e desenvolvida completamente na internet, ou seja, é um negócio 100% digital.
A venda, o atendimento, as dúvidas e os problemas são solucionados e realizados somente pela internet.
Existem diversos tipos de e-commerces presentes no mercado, desde empresas que vendem equipamentos de cozinha industrial até uma marca de roupas e acessórios.
Os e-commerces vieram com força para o Brasil justamente por ser um tipo de negócio que se pode trabalhar completamente pela internet, facilitando ainda mais a vida do empresário e do consumidor.

Dicas para melhorar a logística do seu e-commerce

No entanto, como todo e qualquer tipo de negócio, o e-commerce também precisa de uma logística muito bem estabelecida para que todo o planejamento siga as estratégias pré-determinadas e alcance os objetivos esperados.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar neste processo, confira:

Gerencie o seu estoque

Não é novidade para ninguém que uma empresa precisa sempre ter um estoque organizado e planejado para que não tenha produtos a mais ou a menos no fim do mês, e isso acabe trazendo problemas para a marca.
Uma dica é contar com produtos eficientes para a organização do seu estoque, por exemplo, se você possui um e-commerce de roupas, pode comprar araras com prateleira para separar cada peça da loja de acordo com a quantidade de compras que houveram.
Dessa forma, fica ainda mais prático e rápido encontrar o produto do seu cliente e ainda manter o seu estoque organizado para uma rotina mais fácil para todos.

Seja sincero e realista em relação aos prazos

Um dos grandes desafios de um e-commerce é estipular os prazos de entrega para um cliente, afinal de contas, ninguém gosta de receber um prazo que não se cumpre.
Por isso, a dica essencial para este tópico é estudar e saber como está a sua produção e o seu estoque, não se esquecendo de também ir atrás do desempenho da transportadora que irá fazer a entrega do seu produto ao cliente.
Se uma empresa de aluguel de carro para PCD sabe que não consegue fornecer o automóvel para o cliente naquele dia, a melhor opção é ser sincero e fornecer outra data do que tentar enganar esse cliente e acabar perdendo-o depois.
Estipule um prazo um pouco mais logo do que o previsto para caso aconteça algum imprevisto no meio do caminho, é melhor que esse cliente receba o produto antes e surpreenda com o prazo do que ficar esperando e acabar se decepcionando com a marca.

Planeje a forma de entrega

Assim como mencionado no tópico anterior, é extremamente importante ser sincero e realista em relação aos prazos que você passa aos seus clientes.
Além disso, é necessário também saber qual a forma que você usará para cumprir esse prazo. Existem algumas opções de entregas que você pode escolher, como:

  • Correios;
  • Transportadoras;
  • Motoboys;
  • Sistema próprio.

Saber qual meio você usará para realizar a entrega dos seus produtos também faz toda a diferença nos prazos e gastos da empresa.
Da mesma forma que uma empresa de limpeza garante um bom serviço dentro de um determinado período de tempo, o seu e-commerce também precisa garantir a qualidade e compromisso da entrega do produto para os seus clientes.
Assim, você constrói ainda mais confiança entre a empresa e o consumidor, aumentando as chances deles comprarem novamente de você ou recomendarem a sua marca para outras pessoas.

Acompanhe indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho nada mais são do que ferramentas e estratégias digitais para acompanhar os desenvolvimentos e também a logística de um negócio, sabendo o que vem dando certo ou errado dentro da empresa.
Esses indicadores são muito usados e recomendados para quem possui um negócio digital, seja um curso de liderança ou uma loja de aparelhos domésticos.
Eles permitem uma visão ainda mais ampla sobre tudo o que está acontecendo com a marca.
Existem diversos tipos de indicadores para ajudar o seu e-commerce, mas os mais recomendados são:

  • Ticket médio;
  • Retorno sobre investimento;
  • Custo de aquisição por cliente;
  • Taxa de devoluções;
  • Custo de entrega e transporte.

Na internet existem muitos materiais e informações sobre esses indicadores que podem te deixar ainda mais a par sobre tudo o que envolve o seu negócio e te ajudar a evitar problemas lá na frente.

Invista nas redes sociais

Muitas pessoas acham que para abrir um e-commerce basta apenas criar um site de vendas atrativo e organizado que o público apareça sozinho, isso na realidade é um grande engano.
Não é novidade para ninguém o poder e influência que as redes sociais possuem na atualidade, são milhões de usuários ativos todos os dias e que não passam mais de duas horas sem dar aquela checada nas redes.
Criar perfis para a sua marca nas redes sociais vai muito além do que só provar que você tem um negócio digital, é uma das ferramentas e estratégias mais eficazes para conquistar novos clientes e construir uma audiência fiel.
Nas redes sociais você pode produzir conteúdos relacionados ao serviço ou produto que oferece.
Se você é uma cabeleireira, pode fazer um post explicando sobre um tratamento para queda de cabelo masculino.
Dessa forma, você passa informações e conteúdos de valor para os internautas e prova que possui propriedade no assunto, ou seja, que é um profissional especializado para fornecer o melhor produto e serviço para ele.

Importância do e-commerce

Mesmo com todas as dicas apresentadas acima, você pode estar se perguntando se realmente vale a pena investir nelas e qual a importância da logística para o seu e-commerce, então vamos esclarecer isso.
Como mencionamos no início deste artigo, a logística é uma área responsável pelo planejamento e organização de um negócio, sem a logística é quase impossível manter uma empresa de pé e com bons resultados.
Assim como, um gabinete personalizado é preciso para organizar os materiais de um estabelecimento em seu dia a dia, o seu e-commerce necessita de pessoas especializadas em logística para te ajudar a evitar dores de cabeça no futuro.
Uma área de logística permite que você evite a perda de dinheiro, tempo, colaboradores, fornecedores e clientes, garantindo uma melhor produtividade do seu trabalho e da sua equipe, fazendo os resultados serem ainda melhores do que você espera.

Considerações finais

Esperamos que este texto possa ter feito você entender um pouco sobre o que é a logística e sua importância para qualquer negócio, e principalmente para o e-commerce.
Que a sua equipe de logística permaneça sempre motivada e atenta a tudo o que acontece, apresentando dicas e ideias de inovações e mudanças para construir um negócio de sucesso no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Mais publicações